segunda-feira, 5 de maio de 2014

O País das Bananas

O belo pais das Bananas acordou agitado por conta de um estranho pronunciamento feito na noite anterior, meio perdidos todos tentavam adivinhar se tudo não passava de uma brincadeira, feita por um dos tantos grupos que travavam uma luta sem resultados contra a corrupção tão ativa e forte que nesse pais vigorava.
Na noite anterior uma figura simples surgiu invadiu todos os canais do pais e disse:
" Boa noite caros cidadãos desse meu querido país, hoje venho aqui apresentar uma lista de políticos que são comprovadamente corruptos essa lista tem exatamente 98 nomes, não quero desculpas ou qualquer coisa deles nem mesmo quero que sejam presos, a unica coisa que exijo sem direito de discussão é a renuncia imediata desses senhores e senhoras que destroem nosso querido país, dou exatamente vinte e quatro horas para que apresentem suas renuncias."
A figura sumiu logo após essas declarações, todos se perguntavam por que isso e que poder tinha essa pessoa para exigir algo desse tipo, não demorou muito pra aparecer um monte de piadas com a intervenção midiática da figura que surgiu dizendo tanta coisa e acusando tanta gente. País das Bananas que podia se chamar país das Piadas de Mal Gosto, pois no geral as piadas surgiam de assuntos sérios, falta de educação falta de saúde e sobra de desvios, subornos e favores.
Durante aquele dia nada aconteceu nenhum dos acusados se manifestou.
Mas a noite veio e o pais estava prestando atenção na tv queriam saber como seria o jogo da seleção, era a estreia da seleção na copa, todos já tinham inclusive esquecido o doido que surgiu gritando na noite anterior sobre corrupção e coisa sem importância. Afinal a seleção esta em campo, Macaquim nosso camisa dez avança pelo meio entra na área corta o zagueiro vai chutar mas é derrubado pelo goleiro, pênalti o juiz apita e Macaquim se prepara pra bater, quando ele parte pra bola as imagens da tv somem e surge a figura de um homem com óculos olhando fixo pra câmera o mesmo da outra noite.
"Eu sou professor, minha profissão exige que eu ensine eu fiz uma declaração e dela não teve resposta então hoje devo ensinar a maior das lições. Aos noventa e oito me dirijo, não tive a renuncia de nenhum dos senhores e claro senhoras, bem noventa e oito pessoas morrerão essa noite. Dou mais vinte e quatro horas para que os senhores renunciem."
A imagem volta esta um a zero para a seleção, alguns ficam chateados por perder o gol da seleção por conta de um maluco qualquer, fato que ninguém da real importância para isso. 
O jogo acaba com uma vitoria da seleção e todos fazem festa.
Na manhã seguinte os jornais falam da vitoria da seleção e como o comprometimento dos jogadores fez com que sentíssemos orgulho de ser Bananeses, mas esse mesmo jornal noticia que algumas pessoas foram mortas naquela noite e a policia esta investigando.
Durante o dia surgem informações nas redes sociais alguns jornais falam a respeito, noventa e oito mortos todos parentes dos noventa e oito acusados pelo professor, alguns se assustam surgem pessoas dizendo como esse ato é medonho condenando as ações da policia que não consegue garantir a segurança, três acusados renunciam naquele dia alegando que não querem por a vida de seus entes queridos em risco mesmo sendo inocente querem evitar qualquer atentado a vidas que pra eles são preciosas. Os demais se articulam e pedem segurança para suas famílias. A população se divide entre uns poucos que param para prestar atenção a essas noticias e os que simplesmente falam da vitoria fantástica da seleção.

A terceira noite.
A noite cai e os Bananeses estão em casa cultuando seu deus midiático, uns vendo jornal outros assistindo a novela. Mas todos são interrompidos novamente com a aparição do professor.
"Boa noite, tive uma ponta de esperança que não teria que vir novamente a interromper o divertimento dos meus irmãos cidadãos desse pais, mas infelizmente só três aprenderam a lição então farei um intensivo até que todos aprendam, eu dou 12 horas para a renuncia dos outros 95 acusados, e aviso ao fim das 12 horas eu matarei alguém próximo aos senhores e senhoras. E quanto a alegação de inocência dos que renunciaram hoje deixarei nas internet as provas que me fizeram exigir a renuncia dos mesmos. Não a duvida da culpa dos senhores ha falta de vontade por parte das autoridades de investigar e evitar que pessoas como os senhores governem nosso país."
Algumas pessoas procuram os documentos de que falou o Professor, as provas existem e são confiáveis apesar de algumas emissoras de tv questionarem as mesmas, o pais começa a olhar para aquela situação muitos contra e alguns a favor da atitude tão extremada dessa figura que se diz professor.
Ao fim das 12 horas nenhuma renuncia e 95 mortes, o governo entra em ação fazem declarações dizendo do respeito a democracia e de que sim vai averiguar as acusações do terrorista, no entanto o dito professor não passa disso um terrorista que quer por fim ao estado democrático de direito que com tanto custo conquistamos.
Após as mortes de mais pessoas outros 10 renunciam, também alegando inocência.

Na quarta noite todos já esperavam a intervenção do Professor.
"Bem mais alguns aprenderam a lição mas ainda tenho 85 que não intenderam que não ha negociação, nesse momento mais 85 pessoas foram condenadas a morte, e por mais frio que possa parecer não é nada comparado as mortes provocadas pelo comportamento inescrupuloso das pessoas que aqui acuso.
Dou mais 12 horas para a renuncia dos demais. E na internet sera disponibilizado todas as provas contra os que renunciaram hoje."
O pronunciamento do Professor termina e ao decorrer da noite as mortes vão sendo confirmadas, parentes amigos, colegas de infância, funcionários todos que tinham alguma ligação mais próxima a algum dos acusados era uma vitima em potencial. O país das Bananas já não ignorava mais as declarações do Professor, não podiam. Já quase não se falava de copa apenas de como o governo reagiria aquilo afinal se não podem proteger nem quem faz parte do governo como iriam proteger as famílias Bananeses. O pais estava num clima tenso, pessoas suspeitas começaram a ser presas, o governo garantiu que prenderia o professor e todos que o ajudavam nos próximos dias e que restauraria a ordem democrática que ele ameaçava.
A ameaça era grande demais e dos oitenta e cinco acusados que ainda restavam 53 renunciaram, e ao fim do prazo de mais 12 horas 32 pessoas foram mortas.

A quinta noite foi diferente o Professor não disse nada, apenas apareceu nos monitores que no pais estavam ligados com um papel que dizia, após 8 horas.
Provas contra os 53 que renunciaram apareceram na internet, ao fim do prazo 32 pessoas morreram, as pessoas começavam a ficar com medo todos procuravam ver se tinham alguma relação com aquele que eram acusados pelo Professor. Os 32 ficaram isolados com medo 29 renunciaram, e naquele dia até a aparição do Professor um total de 41 pessoas morreram.
As pessoas do país viam com um misto de insegurança tudo aquilo, sentiam medo mas também sentiam como se algo estivesse mudando algo estivesse melhorando. Muitos achavam o Professor um herói e muito o tratavam como um monstro, um genocida que devia ser preso pro resto da vida, já que infelizmente não havia pena de morte no país.
  
Veio o pronunciamento da sexta noite:
"Sempre fui um cidadão de bem, acreditava que fazendo minha parte ensinado as crianças do nosso país conseguiria mudar algo nem que fosse com tempo, mesmo que demorasse alguma semente eu plantaria, mas por culpa de pessoas como os que acuso aqui que exijo a renuncia perdi incontáveis alunos seja pra violência, que tem suas causas sociais que nunca são tratados de forma correta e muitos se entregaram as drogas outros a marginalidade e outros inocentes e esforçados foram assassinados hora por traficante ou bandidos hora por policiais. Vi outros abandonando os estudos para trabalhar e lutar por uma miséria no fim do mês pois tinham que auxiliar a família que não tinha o que comer. Outros perdi por falta de tratamento médico por não ter quem os atendesse. Mas nunca me importei até que isso aconteceu com meus filhos eu os vi morrer e eu culpo cada governante desse país por isso e principalmente os que roubam desviam dinheiro de merenda, de hospitais e de tantas outras coisas que são fundamentais para criação de uma nação realmente boa. Eu optei por não matar esses monstros, por que seria fácil para eles, senhores e senhoras que roubam de nossas famílias algo muito maior que o dinheiro, roubam o futuro roubam vidas que para nós são tão preciosas então que percam o que lhes é importante também. Após a renuncia do ultimo dos 98 acusados eu me entregarei e pagarei pelos crimes que cometi com total certeza que fiz o que devia ser feito." 
Durante o dia depois de uma intensa movimentação politica os últimos 3 renunciaram, do povo alguns comemoravam por ver os acusados fora do governo, e outros por que as morte acabaram, mas em todos ficou algo marcado. As palavras do Professor ressoava por todo o país das Bananas "os que desviam roubam mais que dinheiro", todos aguardavam com ansiedade a pronunciamento do Professor aquela noite.

"Como eu disse que faria me entregarei as autoridades hoje, junto com todos que me ajudaram a fazer o que fiz, não fiz algo que me orgulhe ou que fiz algo certo mas fiz algo que acreditei ser necessário,infelizmente não existe revolução sem sangue, e espero que depois disso tudo nenhuma gota de sangue seja novamente derramada, seja por que alguém desviou dinheiro seja por que alguém como eu foi ao extremo." 

Essas foram as ultimas palavras do Professor ao seu povo após se entregar, segundo as fontes oficiais ele se matou, enforcou-se na sua cela, muitos claro não acreditaram nessa versão, o Professor entrou para a história do país das Bananas como um terrorista, um genocida para o mundo.
Só que seus feitos apesar de controverso tiveram um profundo impacto na vida dos Bananeses, os 98 jamais se elegeram novamente, os que entravam para a vida politica tinham em mente que se fizessem algo errado o povo cobraria e com sangue se fosse necessário, quando um era acusado de algo logo aparecia uma foto do Professor na porta da sua casa com os disseres: "Os que desviam roubam mais que dinheiro."  

Nenhum comentário:

Postar um comentário