quarta-feira, 4 de julho de 2012

Simples


Por que esse sentimento tão puro como é o amor, esta em constante ligado a tragédia, seria o homem um ser tão imperfeito que só consegue ter esse sentimento belo se ele tiver um preço alto a se pagar?
Eu creio que nós temos um desejo tão grande de amar de forma pura e simples, mas quando nos confrontamos com o amor sentido por outro, nos vemos pequenos e sem força para suportar a sua simplicidade, somos seres desprovidos de simplicidade nós procuramos em essência a complexidade de situações e de potencias problemas. Por isso nos tornamos incapazes de sentir a simplicidade do que é amar.
Grandes autores tratam o amor como algo entrelaçado com certa tragédia, amores surgem de forma tão bela que só pode levar a um desfecho dolorido como se o ser humano não merecesse esta dadiva que recebe. Alguns podem refutar esta ideia dizendo que existem sim historias de amor que não são ligadas a tragédias, outros também dirão que não é um assunto que mereça tanta atenção, afinal existem coisas bem mais relevantes para se discutir ou se dizer para a evolução do homem enquanto espécie. E esse pensamento me leva a pensar novamente como o homem esta sempre procurando a complexidade e se desligando do simples, ao distanciarmos nosso pensamento do simples acabamos por nos perder em devaneios e tentativas desesperadas para explicar quem somos ou o que somos.
Venho por meio deste tentar criar uma relação do ser com a tentativa de ser, como devemos avaliar nossa caminhada neste mundo, não pretendo por aqui uma teoria definitiva ou me apoiar em opiniões de terceiros, mas sim fazer um questionamento com relação a algo relativamente simples, se o ser é capaz de amar por que na maioria das vezes fugimos da possibilidade de viver esse sentimento e procuramos motivos complexos ou argumentos baseados em previsões de um futuro como um oráculo que só prevê tragédias. Não somos em grande maioria capazes de simplesmente viver o momento, e como isso se aplica a tantos outros aspectos de nossa vida sempre procuramos uma explicação fantasiosa para nossos erros e justificativas para nosso sucesso não paramos e aceitamos que tudo na nossa vida simplesmente é fruto de nossas escolhas e que com essas escolhas chegamos onde deveríamos ter chego sem mais nem menos.
Com o amor é mais visível essa tentativa de fugir do momento, de aceitar que tudo colaborou para aquele momento, não confundam isto com destino, o que digo é que as coisas vão acontecendo na nossa vida e sempre vamos pensado como as coisas podem melhorar e como situações complexas vão acontecer para que isso ocorra, e de repente foi apenas um sorriso que mudou tudo, e nós não conseguimos aceitar, tem que ser complexo e se não foi assim é por que vamos pagar um grande preço por isso e acabamos por fugir. Ou melhor, tentamos fugir e na maioria das vezes é de onde vem à tragédia, por tentar evitar a dor acabamos por provoca-la, depois avaliamos que estávamos certo, que sim havia um grande preço a pagar ou que não deu certo por que não aconteceu do jeito que deveria acontecer acabamos criando um ciclo em nossa existência que muitos não conseguem se libertar.
Acredito que não exista coisa mais simples do que dizer “Eu te amo”, nem por isso signifique que seja a mais fácil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário