sábado, 8 de junho de 2013

Opinião

É incrível como as coisas são trabalhadas nessa nossa sociedade onde uns gritam por terra, por direitos, por benefícios e mais um monte de coisas que se infelizmente ainda precisamos lutar. Mas também são essa lutas que nos mantêm alertas vigilante para o que ainda esta errado ou o que precisa ser melhorado em nossa fraca sociedade democrática. Agora tem algo que me assusta em alguns protestos que tenho visto por ai nos últimos dias, pessoas gritando palavras de ordem que a primeira vista até tem um certo sentido no entanto os que estão gritando não sabem nem metade da historia, gritam achando que estão defendendo uma causa justa mas não percebem que estão sendo usados por grupos específicos que tem interesses bem mais escusos que os supostos opressores.
Uma ocupação que tem muitos outros interesses que os manifestados nas palavras de ordem, sim me refiro a invasão que ocorreu esta semana na UFMS, onde vários grupos que articularam as ocupação tem interesses bem distintos. De um lado um resquício de cultura indígena que nos supostos homens brancos já destruímos a muito tempo, mas não estou aqui para ser mais um a falar dos índios, estou aqui só pra deixar manifestado que estes índios estão mais sendo utilizados do que auxiliados. Grupos se utilizam de um caso que devia ser discutido de forma mais séria e vigiada de perto pro toda a sociedade pra atingir outros grupos e chamar atenção de possíveis aliados, infelizmente a verdade é que ninguém esta nem ai pra situação indígena  com exceção dos próprios envolvidos.
Vejo como esta invasão serve muito mais as animosidades de grupos distintos dentro da universidade do que a qualquer causa indígena, e pior ainda vejo universitários entrando nessa briga sem perceber que estão mais fomentando este tipo de atitude escusa da nossa política, do que qualquer outra coisa. Como disse anteriormente acredito que a luta é um caminho que deve ser trilhado pois sem ela dificilmente as coisas mudam, mas usar a desculpa da luta para mascarar ataques a opositores é algo que a muito é utilizada na nossa política e nós universitários deveríamos ser os primeiros a tentarmos um meio diferente, lutar é necessário no entanto precisamos lutar limpo para que no fim a justiça seja a vitoriosa mesmo que nosso ponto de vista seja derrotado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário