terça-feira, 19 de março de 2013

Ainda a culpa

Quantos dias se passam e a gente nem percebe, não se toca de como foi rápido, dias, semanas messes. Mas pra mim já não importa mais quanto se passou o que importa é o que sinto hoje e se estou bem com isso, as escolhas já não importam mais nada certas ou erradas foram feitas e desfeitas. Na busca pelo entendimento de minha alma nem sempre agi de forma correta aos olhos dos outros, mas usando uma expressão de Sartre "o inferno são os outros" e eles que fiquem com ele.
No caminho que percorremos devemos satisfação somente a nós mesmos e àqueles a quem julgamos merece-lo, não devemos ter medo da culpa ou do erro, pois são elementos de nossa construção enquanto seres humanos. A culpa nos faz rever a situação e a nós mesmos, o erro se é que existe nos faz ver quem queremos ter perto de nós.
Como já disse o erro é o que os outros nos infringem, se sentimos estar errado se alguém com quem nos importamos se afasta, nos deixa. E se sentimos essa falta acreditamos que erramos nesta ou naquela situação.
A culpa vem de nossa criação de nossa historia, por isso ela faz nós nos reinventarmos, quando se sente culpa por algo devemos nos ver de verdade e analisarmos se essa culpa é proveniente de algo que realmente sentimos ou é algo imposto por outros. Os outros aqui deixo como sendo qualquer coisa que não venha de dentro de sua alma.
Digo que quanto menos culpa sentimos mais próximos de nossa essência estamos, mais próximos de nós enquanto seres que podemos ser. Não significa que devemos desconsiderar qualquer sentimento de culpa e trata-lo como sendo algo que deve ser descartado, mas sim algo a ser analisado com profunda reserva e bom senso. Só assim nos livraremos totalmente da culpa pois com o passar do tempo não mais a sentiremos, pois estaremos vivendo no equilíbrio de nossa alma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário