domingo, 23 de dezembro de 2012

CULPA


Nunca me disseram como proceder com a vida, tudo que fiz foi experimentando, as vezes deu certo no entretanto em tantas outras foram verdadeiros fiascos. Mas ainda estou aqui aprendendo e tentando fazendo o que posso e o que não posso e sempre assim experimentando dessa fonte que é a vida ou pelo menos deveria ser.
Um constante de experiências e formulas que nem sempre funcionam, mas acredito que isso seja viver da forma mais livre que um  humano pode ser, por que não fazer algo por que alguém disse que não se pode fazer, deu vontade faça sem medo ou culpa, alias se sentir culpa é porque você realmente não queria fazer. Sim existem muitos argumentos contra essa afirmação, no entanto pense com sinceridade com relação a culpa ela é fruto do que você fez ou fruto da opinião dos outros, você realmente sente essa culpa ou esta preocupado com o julgamento dos seus?
Trabalhar a culpa em nós é algo que vai contra tudo que nos ensina a sociedade, o ser para fazer parte da sociedade tem que sentir culpa, ela muitas vezes é mascarada  de varias formas mas no fundo é apenas culpa.
Que a culpa nos priva de sentirmos tudo a nossa volta com mais intensidade, deixamos de experimentar muito da vida por sentimentos de culpa ou pecado alias para mim as duas palavras formam uma mesma sentença, pecado e culpa são em si uma mesma coisa, não entrarei aqui numa discução etimológica a  respeito da questão, até por que essa não é a função desse texto, quando transformamos algo em pecado estamos nos obrigando a sentir culpa por algo. Consequentemente não conseguimos viver nossas emoções a plenitude que poderíamos, não conseguimos aceitar a nós mesmos da forma que realmente somos, por conta da culpa nos escondemos em fileiras de falsidades e especulações, mascaradas por certa moral que socialmente somos obrigados a seguir se quisermos fazer parte da mesma.
Mas quem realmente somos, que moral realmente seguimos, quando queremos algo que entra em conflito com essa moral, muitos seguem o que a moral social diz, por alegar que uma pessoa correta deve seguir essa moral ou por conta da culpa, são saídas simplificadas alguns podem argumentar diferentes desculpas para fazer isso mas se buscarmos a raiz não foge muito das duas opções citadas. Entre os que fazem o que o desejo quer ainda tem aqueles que se sente culpados depois, os que acreditam que ninguém saberá e uns poucos que fazem sem medo sem receio. Dizer quem esta certo ou errado nessas situações é difícil até porque são apenas diferentes formas de lidarmos com a culpa.
 Se nos livrássemos da culpa hoje como seria nossa sociedade?
Nos tornaríamos animais ferozes que só pensam em seus próprios prazeres ou seriamos seres livres para viver a vida como nunca realmente conseguimos?
Nietzsche diz:
"Para ser feliz, o homem precisa afirmar sua potência de vida. Quando essa é reprimida, ele leva uma existência submissa, apenas reativa. Sentimentos como culpa e ressentimento decorrem de valores estabelecidos pelo homem reativo."
Em busca de uma existência plena o homem deve se livrar da culpa, buscar através da mudança de perspectiva uma nova forma de lidar com seu ser verdadeiro e encontrar o equilíbrio entre suas vontades e seu convívio social. Quando a libertação da culpa ocorre com essa vontade estamos mais próximos de sermos livres, realmente livres. Seres responsáveis por tudo em nossa vida.
23/‎12/‎2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário