sábado, 28 de março de 2015

Humanos até que ponto.

Quanto temos que caminhar, para notar os fatos de forma clara e concisa,  alias sera que realmente conseguimos ver algo de fora clara? Num mundo onde nada é realmente o que parece, nos apoiarmos em uma definição clara, preto ou branco, não me parece das mais assertivas.
Afinal apoiamos um decisão apoiados em certezas cognitivas, coisas que trazemos ao longo da vida, baseado unicamente em nossa experiencia com esse ou aquele assunto, e ao definirmos uma certeza devemos ter em conta que ela é nossa e de mais ninguém.
Minhas expectativas de usufruir de um mundo mais humano e justo acabam por esbarrar nessa prerrogativa, pois minhas certezas de justiça nunca serão igual a de outros e encontrar um meio termos se faz cada vez mais difícil. Os homens e mulheres de nosso tempo estão cada vez mais presos em seus mundos particulares, compartilhados em pequena fração através de redes sociais fraudadas por fotos felizes de gente infeliz, compactuada de opiniões de terceiros que mais nos agradam, uma geração de pessoas impessoais.
Juntamos no mundo uma fragata de seres destorcidos, onde alguns se prendem a seu mundo achando-o perfeito e querendo que só gente perfeita entre nele, temos uma parcela de  pessoas que lutam contra isso, grupos de pessoas que não querem a perfeição e sim a desconstrução do sistema que criamos, temos pensadores solitários que se perdem pelos cantos do mundo não sabendo ao certo que mundo é esse, em outros pontos temos pessoas seres, que nem se preocupam com nada disso pois precisam ter o que comer e lutam simplesmente para se alimentar. Enfim varias pessoas, vários mundos desfragmentados guerreando de forma desfigurada pelo que lhe falta. Qual é o coeficiente que nos une, onde nos tornamos mais uma comunidade global e não uma ilha individual?
Que batalhas tem mais ou menos valor a serem vencidas, por sermos seres tão parecidos e ao mesmo tempo tão distantes fica cada vez mais complicado dar um valor as batalhas individuais ou mesmo as batalhas coletivas de um conglomerado qualquer de pessoas que lutem por algo. No fim a humanidade não tem algo claro que a defina como humana,  montamos vínculos ligados a crenças ou a ideais e descaracterizamos outros seres humanos que não fazem parte desse conglomerado transformando-os até mesmo em inimigos. E agora voltamos ao inicio do texto qual é o ponto que torna claro uma escolha, um ponto de vista?

















Então para partilhar a vida como um todo devemos encontrar um ponto em comum e partindo dele criar, uma ponte, um laço que conecte de verdade todos as fragatas num mesmo mar, mas qual seria esse ponto onde encontrar algo que nos leve ao mesmo rumo, nos faça lutar pela mesma coisa, bem, vem uma unica resposta, a humanidade precisa de uma grande tragedia, algo que faça com que todos precisem levantar e lutar por algo mais básico o sobreviver e quem sabe dessa vez aprendemos a sobreviver em comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário