domingo, 22 de maio de 2011

Liberdade...

O que é liberdade?
Como encontra-la ou melhor onde encontra-la?
A palavra liberdade, conforme a etimologia grega, eleutheria, significava liberdade de movimento. Tratava-se apenas de uma possibilidade do corpo para se movimentar sem qualquer restrição externa. Poder e liberdade eram palavras praticamente sinônimas. Compreendia-se a liberdade como o poder de se movimentar sem impedimentos, seja em razão da debilidade do corpo, seja em razão da necessidade ou mesmo em razão do impedimento oposto por ordem de um senhor. 
A palavra alemã Freiheit(liberdade), que tem origem histórica nos vocábulos freihals oufrihals, de onde se originou a palavra Freedom na lingua inglesa, significa "pescoço livre" (frei Hals), referindo-se aos grilhões que mantinham aprisionados os escravos pelo pescoço. 
Já a palavra libertas, de onde também se originou o termo liberdade do latim, significa "independência", que resume bem a palavra grega.
A liberdade pode estar em qualquer lugar ou em todo os lugares basta sabermos procurar pois liberdade pode ser deitar no chão e ficar observando um céu de estrelas e ter amigos deitados com você observando e sentindo a vida fluir por todo o seu corpo.
"A prisão não são as grades, e a liberdade não é a rua; existem homens presos na rua e livres na prisão. É uma questão de consciência." Mahatma Gandhi.

Um comentário:

  1. quando te vejo, vejo um menino
    a procura do caminho, um caminho
    que tenha flores e céus de cores
    ao caminhar nesse caminho que procura
    encontrou um dia duas fontes de agua
    que saia da terra ao céu, eram duas fontes
    pequenas iluminadas, quem sabe seja essas aguas
    que voam ao céu, é o que seja, o chamado liberdade ...
    E ... pazando

    "somos a mudança que queremos do mundo"
    gandhi

    ResponderExcluir